A European Society of Sports Knee and Arthroscopy (ESSKA) participa no Congresso

Membros da European Society of Sports Knee and Arthroscopy (ESSKA) irão estar presentes no 42.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia da SPOT. Nesta sessão serão atualizados conceitos sobre lesões ligamentares do joelho em atletas, tratamento adequado e regresso ao desporto.

Entre os palestrantes internacionais convidados, destacam-se Juan Carlos Monlau, futuro presidente da ESSKA, renomado especialista em lesões meniscais e ligamentares do joelho, e Thomas Patt, futuro presidente da European Society of Sports Medicine Arthroscopy (ESMA), secção da ESSKA, conhecido pelas suas contribuições na cirurgia ligamentar do joelho e prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior.

Juntamente a estes especialistas, estarão presentes profissionais portugueses, como Henrique Jones, especialista em cirurgia do joelho e traumatologia desportiva, ex-presidente da ESMA/ESSKA, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT), e ex-vice-presidente do Comité Médico da UEFA. Outro participante de destaque é Helder Pereira, especializado em cirurgia do joelho e tornozelo e ex-tesoureiro da ESSKA, reconhecido pela sua competência em traumatologia desportiva.

Os tópicos em destaque incluirão a reparação cirúrgica do ligamento lateral interno em casos de roturas completas, bem como a abordagem cirúrgica do ligamento cruzado anterior (LCA) e os benefícios da reconstrução simultânea do ligamento antero-lateral (LAL) e do ligamento cruzado posterior (LCP).

Um ponto crucial de discussão será a abordagem das lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) nas crianças e adolescentes. O aumento do número de praticantes destes escalões etários implica o aumento do número de lesões e justifica uma reflexão sobre prevenção, decisão terapêutica, reabilitação e reintegração desportiva após cirurgia, com o objetivo de garantir uma recuperação adequada que permita manter a vertente de competição desportiva.